Mestrado em Pedagogia do E-Learning – 8ª edição
2014/2015
Coordenadora: Professora Doutora Lina Morgado
Mestranda: Sandra Melro – Nº 1301071
Relatório de Processos Pedagógicos em Elearning
e Ambientes Virtuais de Aprendizagem
UC’s 12030 e 12093
Parte I – Descrição Geral
1- Ferramentas de Aprendizagem:
power point; slideshare.
2 - Este curso nasce na perceção
da E.tutora de que uma grande parte de alunos da UAb, não sabem publicar
documentos, imagens, vídeos para que fiquem online. Será um curso formal em que
a aprendizagem é autodirigida, ou seja, uma aprendizagem em que a responsabilidade
e autonomia passe essencialmente pelo aluno.
3 - Os destinatários do curso são
todos os alunos da UAb, que pretendam publicar os seus trabalhos na internet.
4 - O curso terá uma duração
de duas semanas, começando no dia 2 e termina no dia 15 de julho de 2015, em
que o tempo total do curso é de 26 horas.
5 - O curso será totalmente a distância
e assíncrono. Desta forma o aluno poderá estudar quando e onde quiser. Tem
assim, a possibilidade de organizar e gerir o seu tempo.
6 - Sendo um curso de um só módulo
com a totalidade de 26 horas e com trabalhos avaliativos, o número total de
alunos será de um mínimo de 10 e o máximo de 20. Assim com uma turma pequena a interação
é maior e torna-se mais pessoal e o E. tutor tem oportunidade de avaliar os
seus alunos de uma forma mais sólida, mais real, pois desta forma os
professores/tutores têm a oportunidade de perceber as dificuldades que o aluno
enfrentou e, como este conseguiu ultrapassar as suas dificuldades.
7 - Este curso é apenas de um
módulo, estruturado em dois temas:
Tema 1
Princípios
Básicos do Power Point
Tema 2
Como
colocar o Power Point no Slidshare.
Como
o curso é de duas semanas num total de 26 horas e é elaborado apenas num
módulo, não se justifica haver mais de um módulo, por isso o curso tem o mesmo
nome que o módulo.
Parte II – Plano do módulo escolhido e sua
justificação pedagógica [PPeL] e dos AVA
1 - Ferramentas
de Aprendizagem: power point; slideshare.
2 - Este curso nasce na perceção da E.tutora de que uma
grande parte de alunos da UAb, não sabem publicar documentos, imagens, vídeos
para que fiquem online. Será um curso formal em que a aprendizagem é
autodirigida, ou seja, uma aprendizagem em que a responsabilidade e autonomia
passe essencialmente pelo aluno.
3 - O curso terá uma duração
de duas semanas, começando no dia 2 e termina no dia 15 de julho de 2015, em
que o tempo total do curso é de 26 horas. Sendo um curso de um só módulo com a
totalidade de 26 horas e com trabalhos avaliativos, o número total de alunos
será de um mínimo de 10 e o máximo de 20. Assim com uma turma pequena a
interação é maior e torna-se mais pessoal e o E. tutor tem oportunidade de conhecer
melhor o seus alunos e avalia-los também pelo esforço que estes possam fazer a
fim de aprender os conteúdos propostos no curso.
4 - Este curso é apenas de um
módulo, estruturado em dois temas:
Tema 1
Princípios
Básicos do Power Point
Tema 2
Como
colocar o Power Point no Slidshare.
Como
o curso é de duas semanas num total de 26 horas e é elaborado apenas num
módulo, não se justifica haver mais de um módulo, por isso o curso tem o mesmo
nome que o módulo.
5 – - Os alunos no fim do primeiro
tema deveram perceber algumas noções básicas de como fazer e apresentar um
power point no âmbito de trabalhos científicos, assim como;
v
- Criar um power point;
v
- Trabalhar com as ferramentas disponíveis no
power point;
v
- Manusear os slides de forma a torna-los mais agradável,
interessantes, para que despertem interesse sobre o teor dos seus trabalhos, utilizando
os templates, as cores que a ferramenta power point oferece.
v
Estrutura do slide, e também, definir as
formatações ideias.
v
- Colocar imagens, vídeos e híper ligações e
som;
Já
no final do segundo tema os alunos deverão saber:
v - Como
passar o trabalho realizado no power point para a ferramenta slide share, para
que este possa ficar online.
6 – A primeira atividade irá começar no dia 1 de julho e terminará no dia 7. Serão sete dias em que os
alunos irão ler, ver os vídeos fazerem apontamentos e participar nos fóruns.
Haverá um interregno de dois dias, dias 8 e 9 de julho, para que façam a
primeira atividade avaliativa. Na segunda atividade, começara no dia 10 a 13 de
julho, para que os alunos possam aprender a colocarem os trabalhos online,
sendo que no dia 14 farão o último trabalho avaliativo, e no dia 15 de julho,
receberam as devidas avaliações e o feedback às mesmas.
No final será disponibilizado o
certificado de conclusão do curso.
7 – Dentro do tempo que o curso
vai decorrer, os alunos irão ler as bibliografias disponibilizadas, tais como
os vídeos. Terão que realizar pequenas experiências no âmbito das aprendizagens
com cada ferramenta que os alunos têm de aprender a utilizar, sendo que deverão
discutir os conteúdos e partilhar as suas experiências no fórum de discussão,
sabendo que até ao dia anterior dos trabalhos avaliativos poderão sempre pôr
questões no fórum moderado a fim de tirarem todas as dúvidas.
8 – Os trabalhos/experiências
que serão propostos aos alunos, durante as duas semanas de duração do curso,
deverão ser feitos em documentos em word, assim copiarem as suas experiências para
os fóruns, a fim de partilharem aprendizagens e para que possam ser ajudados
pela E.tutora, sempre que esta achar que deve intervir nos fóruns, para motivar
e apoiar os seus alunos.
9 –Os ambientes virtuais que
foram selecionados para este curso, foram as plataformas (LMS) – Google Sites e
moodle – em que no Google sites, despertou a curiosidade de tal forma que está
a nascer um site no âmbito do MPeL8 e do Imooc frequentado, sobre “As
competências digitais para professores”, em relação ao moodle, não foi
utilizado porque sendo uma ferramenta muito boa, esta foi explorada através de
plataformas grátis e por esse facto tornam-se bastante limitadas.
Em relação às plataformas de social
learning ( Groups, Google+), são plataformas utilizadas por várias vezes
durante o percurso académico, e que são muito boas, mas não para usar na
elaboração de um curso.
As plataformas de mundos
virtuais, como Second Life, já foi utilizada várias vezes, principalmente na UC
de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, e que se demonstrou bastante complexa
para que o curso pudesse ser frequentado através dessa mesma ferramenta.
Já nas plataformas individuais,
foi escolhida o blogging, que foi a ferramenta escolhida para este curso. É
difícil de utilizar para quem não tem experiência, mas que funciona muito bem,
e assim até colegas do MPeL8 ou outras pessoas possam comentar não só a
elaboração do curso, como interagir através de mensagens colocadas no blog de
forma a dar sugestões ou elogios ao trabalho realizado.
Também o Google tem sido uma
ferramenta usada no decorrer do percurso académico, mas também não seduziu de
forma a ser a ferramenta escolhida para a realização do curso.
Parte III – Mapa do Módulo/Curso
Curso – Como
Publicar Online
Módulo 1 - Ferramentas de Aprendizagem: power
point; slideshare.
|
||||||
Atividade
|
Duração
|
Objetivos
|
Estratégias
|
Conteúdos
|
Ambiente Virtual e
ferramentas
|
Observações
|
Atividade 1
|
7 dias
|
1- Ferramentas de Aprendizagem: power point; slideshare.
|
Fazer algumas experiências no power point e
colocar no fórum de discussão
|
Aprender a trabalhar com o power point
|
Power Point
Blog
|
|
Atividade
2
|
4 dias
|
1- Ferramenta virtual Slideshare
|
Tentar colocar o power point no slidshare
|
Aprender a funcionar com o slideshare e colocar a
licença Creative Communs
|
Slideshare
Blog
|
BIBLIOGRAFIA
Slevin, J. (2006). E-tivities and the
connecting of e-learning experiences through
deliberative feedback. Tidsskrift for
universiteternes efter- og videreuddannelse, 4(9).Disponivel em http://ojs.statsbiblioteket.dk/index.php/unev/article/view/4914, extrato do artigo, último acesso em 26.05.2015
Almon, Gilly (2005). Successful E-tivities:
Handout & Reminders. Material do Seminário E-learning: istruzioni per
l'uso, Università de Torino.
Salmon, Gilly (2005). Successful E-tivities:
Handout & Reminders. Material do Seminário E-learning: istruzioni per
l'uso, Università de Torino.
I. E-tivities for Your Course, http://elearning.uab.pt/mod/book/view.php?id=160646&chapterid=53697, último acesso em 26.05.15
II. Successful Activities: http://elearning.uab.pt/mod/book/view.php?id=160646&chapterid=53697, último acesso em 26.05.15
III. Building
e-tivities - key principles http://elearning.uab.pt/mod/book/view.php?id=160646&chapterid=53697, último acesso em 26.05.15
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.